30 maio 2008

Renault Laguna Coupé

A apresentação do novo Renault Laguna Coupé foi feita durante o Festival de Cinema de Cannes,mais uma estreia de entre outras. Com chegada ao mercado prevista para o final do próximo ano, o Renault Laguna Coupé concorrerá num segmento dominado pelos produtos Alemães e onde a Peugeot marca presença com o 407 Coupé. A base será a do novo Laguna mas a inspiração poderá vir do Concept Fluence apresentado em 2004.

O Renault Laguna Coupé mostra um design provocador, e que na verdade corresponde em pleno a motorização instalada sobre um grande capot. Ele têm um motor de 6 cilindros a gasóleo desenvolvido com a Nissan, com a mais moderna tecnologia common mil. Os engenheiros da Aliança franco-nipónica trabalham em várias variantes do Diesel de 2993 cc, baseado no conhecido 2.0 dCi, com potências entre 231 e 265 cavalos e binários de 450 e 550 Nm. Estes propulsores com filtros de partículas cumprirão os limites de emissões esperados para as futuras normas Euro. No desportivo, a marca francesa também montará V6 a gasolina, igualmente com 3 litros, com 245 cv.

O Renault Laguna Coupé dispõe de caixa automática de 6 relações com função manual-sequencial controlada a partir de comandos no volante, tracção dianteira e Active Drive, sistema de direcção das rodas traseiras. Os engenheiros garantem uma aceleração do de 0 a 100 km/h: menos de sete segundos. Projectado para rivalizar com o Peugeot 407 Coupé, mas também com modelos como BMW Série3 coupé, Audi A5 e Mercedes CLK, o Laguna Coupé vai assumir uma atitude mais dinâmica na gama da marca Francesa.