11 novembro 2008

Mini Cooper E


O Mini «E» vai ser apresentado, oficialmente, no Salão Automóvel de Los Angeles em Novembro, mas a BMW já avançou com detalhes deste Mini eléctrico: Praticamente idêntico ao Mini Cooper S, o Mini elétrico só se difere por adesivos amarelos com um formato que referem-se a motorização do veículo, espalhados por diversas partes da carroceria, inclusive na “porta” do reabastecimento, que não passa de uma tomada elétrica, e por não possuir saídas de escape na traseira . O modelo continuará sendo produzido na fábrica da Mini na Inglaterra, mas sem os motores e a transmissão,em Munique (Alemanha) receberá então o sistema de propulsão elétrico. Inicialmente, o Mini E não será produzido em série e nem vendido, mas sim “alugado” por clientes selecionados na Califórnia e possivelmente em algumas cidades européias.Está previsto que o modelo terá 500 unidades iniciais produzidas, mas esse número pode crescer.

A motorização, deste Mini E está associada a um sistema de baterias de iões de lítio e desenvolve 204 cavalos de potência. As baterias têm um peso total de 260 kg e foram adaptadas no banco traseiro. O peso total deste Mini E é de 1660 kg e para dar resposta a este aumento de peso, o chassis e as suspensões sofreram alterações para dar mais equilíbrio na distribuição de massas.Este Mini eléctrico acelera em 8,5 segundos, dos 0 aos 100 km/h, e tem um limite de 152 km/h. Ainda assim, a autonomia é de 240 km, depois de duas horas e meia a carregar baterias.

O Mini E também possui um sistema capaz de transformar a energia cinética gerada quando os travões são acionados em energia elétrica para recarregar as baterias. Além desse modo, as baterias podem ser recarregadas através da tomada elétrica como demonstra a imagem. O tempo da recarga varia de acordo com a voltagem elétrica, podendo ser desde de 23,6 horas até 2,5 horas. A autonomia do Mini E chega a ser de 240 km. Espero agora a sua Chegada a Europa não tendo ainda data prevista.