22 janeiro 2008

Dodge ZEO Concept

O Dodge ZEO Concept ficou à vista no Salão de Detroit, com ele, a Dodge que quer apostar nos carros amigos do ambiente. O ZEO Concept é totalmente eléctrico, alimentado por baterias de Lítio, é um exemplo de carro eléctrico e desportivo, com performances surpreendentes. O ZEO é a sigla de “Zero Emission Operation”, ou operação com nenhuma emissão, é um Concept que não deve ter a sorte de sair pró mercado e deverá ficar apenas como Concept.

O Dodge ZEO Concept usa baterias e pesa muito pouco, apenas 1.202 kg, o que o torna um carro desportivo muito eficaz, com um motor elétrico capaz de gerar 272 cv. Capaz de uma aceleração dos 0 a 100 km/h em apenas 5,7 s e velocidade máxima de 210 km/h. O Dodge ZEO Concept usa baterias de iões de lítio que permite uma autonomia mínima de 400 km. Com 4,39 m de comprimento, 1,29 m de altura, 1,74 m de largura e 2,79 m de entre os eixos, este Concept desportivo dispões de umas rodas com jantes 23 polegadas. Os pneus dianteiros são 225/40 R23 e os traseiros, 255/40 R 23.

É um desportivo com quatro lugares e quatro portas espaçoso, com um interior de design agradável que dá sensação de segurança, o que é desejável em desportivos. Possui um painel de instrumentos digital e um volante de apenas dois raios. Independentemente de ser produzido em série ou não, o Dodge ZEO Concept mostra como é possível produzir veículos totalmente eléctricos, sendo nestes muitas vezes o problema as baterias, ou o preço ou os matérias poluentes usados na produção das mesmas, mas vamos ver o que o futuro nos espera…