25 dezembro 2007

Volkswagen Tiguan

O novo Volkswagen Tiguan chega em Janeiro, à primeira vista é um SUV urbano, mas com apetência para terrenos mais complicados. No Volkswagen Tiguan, as linhas são fluídas e a dianteira recebe a nova imagem da marca. Apenas os faróis, farolins e grelha mostram ainda semelhanças com outros modelos da marca. O aspecto geral é corpulento e robusto e o interior foi totalmente inspirado no Golf Plus. Estará disponível nas versões "Trend & Fun", "Sport & Style" e a "Track & Field", com uma vocação mais 'off-road' onde se destaca a frente alterada por um pára-choques diferente.

Com uma plataforma que é uma evolução da usada no Golf, com elementos daquela que está no Passat, o Volkswagen Tiguan possui também suspensão de quatro braços na traseira, com um bom compromisso entre dinâmica e conforto, enquanto na frente a adquire um sub-chassis para aumentar a precisão e absorver melhor as irregularidades.
O Tiguan estará disponível apenas com motores de injecção directa turbo, tanto a gasolina como diesel, o que permite reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases.

Estão disponíveis três motores TSI e dois motores TDI. Nos TDI, a potência é de 140 cv e 170 cv, debitando um binário de 320 Nm e 350 Nm às 1750 rpm. As versões TSI a gasolina atingem os 150 cv, 170 cv e 200 cv, com um binário de 240 Nm às 1750 rpm e cerca de 280 Nm às 1800 rpm, respectivamente. O motor 1.4 TSI de 150 cv será proposto por 30 mil euros. O bloco 2.0 TDI de 140 cv rondará os 40 mil euros. Para mais tarde espera-se uma versão de tracção dianteira, assim como o novo 1.6 TDI com 105 CV.